Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419
Comparte esta pagina
Título : | Cartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar" |
Autor : | ALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de |
Palabras clave : | Bacia do Rio Capibaribe; Limoeiro - PE; Cartilha Digital; Comunidade Escola |
Fecha de publicación : | 4-jun-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ALMEIDA FILHO, Washington Ribeiro de. Cartilha geoambiental digital interativa como instrumento de sensibilização ambiental : "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar". Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A Bacia do Rio Capibaribe, situada em Pernambuco, é uma das mais relevantes do Nordeste brasileiro. Com cerca de 240 km de extensão, o Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará e deságua no Oceano Atlântico, em Recife. Neste contexto, objetivou-se elaborar uma cartilha geoambiental digital interativa "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar", como instrumento de sensibilização ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (ODS 4, 6, 12, 14 e 15). O projeto foi desenvolvido no Colégio Terceiro Milênio, em Limoeiro-PE, com foco nos estudantes do 8o e 9o anos do ensino fundamental e seus professores. De caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a pesquisa organizou-se em seis etapas: diagnóstico inicial dos conhecimentos prévios, sensibilização e coleta de percepções, levantamento de dados por meio de pesquisa de campo, criação de materiais educativos, elaboração da cartilha interativa e implementação com avaliação através da coleta de feedback. A validação do trabalho foi feita mediante a aplicação de questionários a alunos e professores, utilizando a escala Likert para alunos e os critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade) para professores, obtendo avaliações satisfatórias. Os resultados indicaram que a cartilha se consolidou como uma ferramenta dinâmica, interativa e eficaz para o aprendizado e a sensibilização ambiental. Destacou-se ainda como uma iniciativa inovadora no contexto escolar, focando na bacia do rio Capibaribe e em seu entorno, especialmente no município de Limoeiro. A cartilha proposta como produto resultante do presente TCP diferencia-se por abranger especificamente a bacia do rio Capibaribe e seu entorno, particularmente no município de Limoeiro. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64419 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Washington Ribeiro De Almeida Filho.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons